sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Istambul

Primeiras impressões:

Única cidade no mundo a ficar em dois continentes ao mesmo tempo: Europa e Ásia. Acho que só isso já justifica um motivo de querer conhecer o lugar. Mas acredite, existe muito mais o que fazer! Istambul é uma cidade linda, cosmopolita, mas ao mesmo tempo conservadora, enfim, é diferente de tudo o que você já pode ter visitado.

Ao mesmo tempo em que estamos na Europa, algumas características te lembram que você está em uma cultura asiática, principalmente com relação à religião. Toda a Turquia é predominantemente muçulmana, então a sirene toca cinco vezes ao dia lembrando que está na hora de rezar! É incrível essa hora, pois vários estabelecimentos fecham por alguns minutos e reabrem logo depois de ter cumprido sua obrigação.

E Istambul também é uma cidade rica em história, afinal a famosa Constantinopla que estudamos nos livros de história fica lá! E com vários sinais visíveis até os dias atuais, principalmente suas muralhas e mosaicos! 

Falando em conhecer, ir às mesquitas é programa obrigatório, claro. Mas a cidade tem tantas mesquitas e tantas outras coisas para visitar, que torna-se desnecessário conhecer muitas delas, a não ser que esse seja o motivo de sua viagem. Para se iniciar, vá à Mesquita Azul, a mais visitada delas. Veja os horários, pois ela fecha para os turistas nos horários das orações. E lembre-se de se vestir adequadamente, cobrindo braços, pernas e cabeças, principalmente as mulheres. Não deixe de apreciar os mosaicos, portas, paredes. Realmente é um mundo novo a ser descoberto!

A Santa Sofia era uma mesquita, mas hoje se transformou em museu. Então não precisa de tantas recomendações para visitá-la. Os mosaicos expostos são extraordinários e estão em bom estado de conservação. É um outro lugar que vale a pena visitar!

Com relação aos bazares, não deixe de ir ao de Especiarias e ao Grand Bazar, obviamente. Sinceramente, gostei mais do de Especiarias, pois além de ser mais compacto, achei os preços melhores e a qualidade dos produtos também. Não deixe de comer no Pandeli, restaurante que fica no mezanino. A comida é excelente! 

Já o Grand Bazar é o maior mercado do mundo, então prepare-se para andar. Ele é dividido por setores, o das joias, tapetes, comidas, roupas. Veja o que quer visitar e vá somente a esse setor. Não perca muito tempo, pois será impossível conhecê-lo inteiramente! Ah, e como todo mercado, prepare-se para negociar! A regra é clara: eles jogam o preço pelo dobro do preço, então negocie que você paga metade da negociação inicial.   

Outro passeio obrigatório é fazer um passeio de barco pelo Estreito de Bósforo! Afinal, em que outro lugar você estará em um continente e olhando tão próximo de outro? Somente em Istambul mesmo! E o passeio vale realmente a pena! Olhar as construções, as pontes, as características dos dois lados, tomando um chá bem quente... Impossível não gostar!

Mas se quiser conferir a parte nova da cidade, vá para a movimentadíssima rua de pedestres Taksim, cheia de lojas que são encontradas no mundo todo. Se quiser uma vista do alto, você tem duas opções, a Galata Tower ou o Eyüp Pierre Lotte Cable Car, ambos na parte nova da cidade. Realmente é uma cidade que vai te surpreender de todas as formas!!!



Sugestão de atrações:

1) Eyüp Pierre Lotte Cable Car
2) Igreja de São Salvador in Chora (mosaicos) (09h00-19h00) - TL15
3) Dolmabahce Palace
4) Taksim (Istiklal Cadesse) 
5) Igreja de Santo Antônio de Pádua
6) Galata Tower (09h00-19h00) - TL17,50
7) Estreito de Bósforo
8) Bazar de Especiarias (Egyptian Bazaar) (08h00-17h30) - grátis
9) Mesquita Suleymaniye (09h30-16h30) - grátis
10) Grande Bazar (09h00-19h00) - grátis
11) Mesquita Azul (Sultan Ahmed) (09h00-18h00) - grátis
12) Cisterna da Basílica (09h00-19h00) - TL20
13) Santa Sofia (09h00-19h00) - TL30
14) Palácio Topkapi (09h00-19h00) - TL30 + TL15 (harém) (fecha terça)

Itinerário feito pelo site Tripomatic
Mesquita Azul
Mesquita Azul
Santa Sofia
Santa Sofia
Grand Bazar
Vista da parte moderna de Istambul
Dolmabahce Palace

Nenhum comentário:

Postar um comentário